“No dia 2 de fevereiro, um balão chinês apareceu no céu do estado de Montana, nos EUA. Após dois dias, o artefato foi derrubado no mar no estado da Carolina do Sul, no leste do país. Segundo o governo americano, o balão era do tamanho de três ônibus escolares e se moveu para o leste do país a uma altitude de cerca de 60 mil pés (18.600 metros).”
Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/08/eua-diz-que-baloes-de-vigilancia-da-china-operaram-em-cinco-continentes.ghtml. Acesso em: 20. mar. 2023.
Na data do acontecido, dois marinheiros, A e B, avistaram o balão. Sabe-se que o balão estava a uma altura de 18.600 metros e que o marinheiro A estava a X metros da posição vertical do balão e o avistou sob um ângulo de 45°; o marinheiro B estava a X+Y metros da posição vertical do balão, alinhado com o primeiro, e no mesmo sentido, conforme se vê na figura, e o avistou sob um ângulo de 30°.
Considerando que , é correto afirmar que os valores de X e Y, respectivamente, são:
Para resolver podemos interpretar que são dois triângulos, o primeiro é formado pelo barco A e tem ângulo de 45°, com cateto adjacente igual a x e oposto igual a 18.600. Para este triângulo podemos utilizar a entidade matemática chamada tangente, onde:
Como a tan 45° = 1, temos:
Passando o x multiplicando temos que x = 18.600.
Agora vamos considerar o segundo triângulo, o triângulo maior, formado pelo barco B e tem ângulo de 30° lado adejascente x + y, para resolver também podemos nos utilizar da tangente. Desta forma temos:
Como a , temos:
Passando x + y multiplicando e 0,6 dividindo, teremos:
Como x é 18.600, temos que:
Portanto o valor de x e y respectivamente é 18.600 e 12.4000.