I. O prefixo “A”, presente no título e em todos os verbos, pode significar “ainda que”, “apesar de”. II. Todos os verbos, apesar de parecer que um fim se aproxima, indicam que poderá haver recomeços. III. A contraposição “vida” e “morte”, presente nos versos 17 e 18, indica a presença da figura de linguagem denominada de antítese. Assinale a alternativa CORRETA:
(A) Todas as sentenças são verdadeiras. (B) Todas as sentenças são falsas. (C) Apenas a sentença II é verdadeira. (D) Apenas as sentenças I e II são verdadeiras. (E) Apenas as sentenças I e III são verdadeiras
Sentença I: O prefixo “A”, presente no título e em todos os verbos, realmente pode ser interpretado como uma forma de “apesar de”, conferindo uma ideia de concessão, ou seja, algo que ocorre “ainda que” alguma adversidade esteja presente.
Sentença II: Todos os verbos no texto indicam a possibilidade de recomeços, mesmo diante de situações que sugerem dificuldades ou fins. Isso está coerente com a mensagem central do texto, que é sobre superação e continuidade.
Sentença III: A contraposição entre “vida” e “morte” nos versos 17 e 18 é um exemplo claro de antítese, uma figura de linguagem que coloca ideias opostas em contraste.