Acerca do Texto II, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Todos os substantivos presentes nos versos de 1 a 18 não possuem os mesmos significados ou sentidos. (B) O verbo “recomeçar” está no tempo subjuntivo. (C) O verbo “recomeçar” indica um tempo de recomeço, boas-novas. (D) Pode-se afirmar que a poesia é uma poesia de esperança. (E) A figura de linguagem mais recorrente na poesia é a metáfora.
Vamos analisar cada alternativa sobre o Texto II para identificar a alternativa incorreta:
(A) Todos os substantivos presentes nos versos de 1 a 18 não possuem os mesmos significados ou sentidos.
Correta: No Texto II, os substantivos apresentados (derrota, queda, rotina, silêncio, exclusão, sofrimento, choro, negação, obscurantismo, necropolítica, terraplanismo, genocídio, fascismo, pecado, proibições, repressão, vida, morte) têm significados distintos e contextos variados.
(B) O verbo “recomeçar” está no tempo subjuntivo.
Incorreta: O verbo “recomeçar” está no infinitivo impessoal nas frases do Texto II. O subjuntivo é um modo verbal que expressa incerteza, desejo ou suposição, mas o verbo “recomeçar” não está conjugado nesse modo.
(C) O verbo “recomeçar” indica um tempo de recomeço, boas-novas.
Correta: O verbo “recomeçar” transmite a ideia de iniciar novamente ou dar uma nova chance, o que pode ser associado a boas-novas e esperança.
(D) Pode-se afirmar que a poesia é uma poesia de esperança.
Correta. O Texto II transmite uma mensagem de esperança e resiliência, mesmo diante de adversidades.
(E) A figura de linguagem mais recorrente na poesia é a metáfora.
Correta. No Texto II, muitas das expressões usadas são metáforas, como “o céu vai clarear”, “a estrela há de brilhar”, etc., que representam situações ou sentimentos de forma simbólica.